ética na engenharia
A ética em si é a ciência que estuda a conduta perante si mesmo e seus semelhantes, julgando oque é de bom senso ou não.
Para o engenheiro a ética estar presente na sua profissão resulta no sucesso da sua caminhada. Para que conquistemos o justo reconhecimento das nossas profissões, e possamos alinhar nossos princípios profissionais aos princípios que regem a vida moral da sociedade, recomendamos que este Código de Ética esteja presente no dia a dia dos profissionais e seja objeto de consulta permanente. Por meio do debate incansável em defesa da ética, cada um de nós pode ser um contribuinte para a construção de um mundo mais justo e fraterno para nossos filhos e netos.
O Engenheiro em formação será ou muitas vezes já é membro de uma classe profissional bem definida. É, portanto, membro de um grupo dentro da sociedade, específico, definido por sua especialidade de desempenho de tarefa.
Esses agrupamentos específicos decorrem através do tempo de uma especialização, motivada por seleção natural ou habilidade própria, e hoje se constitui em força dentro das sociedades, como apresentado acima as “associações” ou agrupamentos seguem parâmetros organizacionais e códigos de conduta, individuais coletivos, impostos ou moderadores que têm como objetivo principal a convivência social no meio da época.
Um código de ética é um acordo explícito entre os membros de um grupo social: uma categoria profissional, um partido político, uma associação civil etc. Seu objetivo é explicitar como aquele