ética na educação
A educação ética (ou, a ética na educação) acontece quando os valores no conteúdo e no exercício do ato de educar são valores humanos e solidários.
A Educação esta, nesse caso, na base do esforço do educando para fazer do individuo um homem bom e do sujeito, um cidadão exemplar.
A criança que educa-se eticamente torna-se um adulto capaz de ir ao encontro do outro, reconhece-se com seu igual e não assume as regras morais como regras obrigatórias.
Acredito que trabalhamos a ética e a moral na educação infantil vivendo-as, demonstrando-as aos nossos alunos através dos nossos atos, da nossa postura, das atitudes e dos valores aos quais acreditamos.
Não ensina-se moral e ética, vivencia-se.
Referências bibliográficas
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/etica-na-educacao/3557/#ixzz2eS29EgOY
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/etica-na-educacao/3557/#ixzz2eRyiqPW2
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/etica-na-educacao/3557/#ixzz2eRxwJw10
Solidariedade
Solidariedade de fato é mais do que prestar serviços ao outro, é um tipo especial de relacionamento social, que depende para efetivar de algumas condições muito especificas, cujo o desempenho deve ser mutuo, caso contrário, significa somente uma ação que não valoriza o indivíduo. Mas não propriamente uma interação social, a vida Solidaria.
SOLIDARIEDADE
O que é?
Solidariedade é um ato de bondade com todas as pessoas a nosso volta, com prioridade das pessoas com mais dificuldades alimentares, financeiras e físicas.
Conceito?
Solidariedade não é somente ajudar, alcançar alguma coisa ao próximo. Solidariedade é informar, é dividir o que a gente sabe. É compartilhar com aquelas pessoas que não tem acesso a informação, o que nós conseguimos aprender. Uma verdadeira rede de solidariedade quer transmitir os conceitos e ajudar a sociedade a colocá-los em prática, porque conceitos no papel não tem efeito algum.
Referência Bibliográfica