ética, moral e valores de emmanuel kant
SANTO ANDRÉ, 13 DE JUNHO 2014 Sumario
1. Introdução.......................................................................................1
2. Ética, moral e valores de Kant .......................................................2
3. Conclusão.......................................................................................5
Referencias bibliográficas...............................................................6
INTRODUÇÃO
Immanuel Kant nasceu em 22 de abril de 1727 na cidade de Künigsberg, antigo império da Prússia e morreu em 1804. É considerado um dos mais influentes filósofos da modernidade, sua idéias foram inspiradas em outros filósofos, como Hegel e Max, seus ensinamentos influenciaram o Direito Internacional, a Pedagogia e a Sociologia.
A filosofia moral de Kant afirma que a base para toda razão moral é a capacidade do homem de agir racionalmente. O fundamento para esta lei de Kant é a crença de que uma pessoa deve comportar-se de forma igual a que ela esperaria que outra pessoa se comportasse na mesma situação, tornando assim seu próprio comportamento uma lei universal.
Kant em seu sistema ético descrito em seu trabalho “Metafísica da Ética” (1797) fundamentou que, em uma crença de que a razão é a autoridade final para a moralidade, ele acreditava que as ações de qualquer tipo precisam partir de um sentido de dever ditado pela razão, e nenhuma ação realizada pó interesse ou pó obediência a lei ou costumes pode ser considerada moral. Para Kant somente as ações realizadas “por dever” são susceptíveis de valoração moral.
1. Ética, moral e valores de Kant
O filósofo aponta a razão humana como uma razão legisladora, capaz de elaborar normas universais. Assim, as normas morais teriam sua origem na razão. Segundo ele, as normas morais devem ser obedecidas como deveres. A