Ética, moral e tecnologia
Comunicação e Informação;
O direito da informação, à liberdade de imprensa e a liberdade de expressão;
As estratégias de manipulação midiática;
O respeito devido as pessoas;
A evolução das tecnologias e as transformações dos costumes;
Não é de hoje que discutimos a questão da ética, seja no dia-a-dia no convívio social ou nos meios de comunicação. Isso acontece porque a ética é uma característica comum a todo ser humano, por isso é vital para a comunicação e estruturação das diferentes civilizações.
É através da ética e moral que garantimos nossa condição de sujeito e não de objeto manipulado. Vemos isso no capitulo dois, no tópico comunicação e informação, onde o profissional de comunicação deve ser responsável por possibilitar o direito humano à informação. Mas esse dever, essa responsabilidade vem de uma necessidade da comunicação em nosso modo de vida. Comunicar-se é fundamental para a subsistência da espécie humana. Com ela nos colocamos em contato nossos semelhantes, indivíduos conectados pelos mesmos interesses.
O conceito de comunicação engloba o de informação, uma vez que essa depende da mídia que exerce a função de aproximar a notícia da sociedade.
O segundo tópico é de vital importância para entendermos um pouco da cobertura jornalística e da participação das pessoas nas manifestações de Junho/Julho no Brasil. Sabemos que existe uma desigualdade de poder entre o público e as empresas de informação, que tem liberdade para cumprir sua função social de servir a sociedade. Essa liberdade de imprensa tem um limite. Ele é imposto pelos valores morais e éticos da profissão. Isso é: todos tem o direito à informação. A informação deve ser precisa e correta, buscando sempre a verdade dos fatos com objetividade.
Mas