ética em um mundo competitivo
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Ética são princípios humanos, biológicos e naturais que não variam. Podemos analisar que a sociedade gira em torno de competições, seja ela por boas ou más causas, e por isso fica cada vez mais nítida a necessidade de conscientizar pessoas da real importância de pensar e agir com ética. Ética deve ser um pensamento sempre presente na vida das pessoas para que elas estejam preparadas para o momento de ingressar no mundo competitivo do trabalho, que diz que para se destacar e ser reconhecido perante os demais, você deve ser um “vencedor” a qualquer custo. Tanto se fala em ética nas organizações, porém existe a falta de ética. Ser uma organização ética é um diferencial.
ÉTICA EM UM MUNDO COMPETITIVO
Reflexão ética do mundo ocidental iniciou na Grécia antiga, no século 5 a.C., quando as interpretações mitológicas do mundo e da realidade foram sendo desacreditadas e substituídas por teorias que privilegiavam as explicações naturais. Ao se comportar moralmente, uma das preocupações do indivíduo é saber distinguir o bem do mal, já que agir moralmente é atuar de acordo com o bem. Portanto, ao perguntar como deve agir em determinada situação, o sujeito moral não está somente se colocando uma dúvida prática, mas também se aproximando de outras questões, como: “em que consiste o bem?”, “qual o fundamento da moral?”, “qual a natureza?”.
Estas questões são o ponto de partida da ética, entendida como a teoria que realiza uma reflexão crítica sobre a experiência moral, com a finalidade de discutir as noções e princípios que fundamentam a conduta moral. A cidadania, a missão individual dentro do ambiente coletivo, as aspirações sobre o futuro, à integridade do