Qualidades necessária ao gestor eficaz
O atual cenário de globalização da economia, tem provocado significativas mudanças no campo da gestão administrativa.
Até a da década de 80 a hierarquia, controle, obediência, valorização do desempenho individual entre outros, eram os traços mais marcante da gestão administrativa dentro de uma organização.
Com globalização da economia, houve uma reconfiguração do ambiente, agora, caracterizado pelo recrudescimento da competitividade, mudanças intensas, instabilidades e incertezas. Nesse cenário o gestor assume papel relevante, pois é ele que torna as organizações mais eficazes, competitivas e cooperativas e lhe conduz ao sucesso no mundo dos negócios, cada vez mais complexo e competitivo.
A complexidades e as incertezas do mundo atual exigem qualidades especiais do gestor para alcance de resultados. O presente estudo tem por proposição identificar essas qualidades necessárias a uma gestão eficaz.
Diversos autores têm dado atenção especial à questão das qualidades necessárias a uma gestão eficaz, sobretudo, em função da complexidade, ambigüidade,incertezas e ameaças crescentes no ambiente em que atuam as organizações.
Chiavenato aborda no primeiro capítulo de seu livro Introdução à Teoria Geral da Administração a questão das habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Rhinesmith lista a sensibilidade, julgamento, reflexão,conceituação, conhecimento e flexibilidade como características pessoais necessárias ao gestor no desempenho de suas funções dentro de uma organização.
As qualidades da gestão passada, baseada no controle, hierarquia, inflexibilidade e obediência não garante mais os mesmos resultados.
As mudanças provocadas pelo processo da globalização exigem o desenvolvimento de novas qualidades e o resgate de outras esquecidas.
Tradicionalmente as empresas eram estruturas em três níveis organizacionais, quais