Ética Diferente de Moral
O termo moral, refere-se às coisas que que devem ser feitas, que numa determinada comunidade, certos indivíduos aceitam ou devem aceitar como adequadas e/ou correctas.
Cada pessoa, numa determinada situação, deve corresponder tendo em conta o sistema de normas que reconhece como adequadas, para que a sua acção possa ser a melhor, isto é, moralmente correcta. A moral, está por isso condicionada pelo tempo histórico em que o sujeito habita, na sociedade em que se enquadra e o problema com que se depara.
Por outro lado, a ética relaciona-se com o modo como os princípios determinam o prepósito de uma acção ou comportamento, estabelecendo qual o princípio que nos permite avaliar o efectivo valor de bondade ou de justiça.
Ética é a reflexão teórica sobre as razões, o porquê de considerarmos válidos os costumes e as normas do grupo social a que pertencemos, sobre a finalidade das acções e dos comportamentos humanos.
É portanto inútil recorrer à ética com a esperança de encontrar nela uma norma de acção para cada situação concreta.
As normas são as regras pela qual um individuo se guia numa determinada comunidade, estas são as condicionantes da sua acção dentro dessa mesma comunidade.
As normas podem ser: Normas morais, que dependem de casa individuo e não estão formalmente escritas, o cumprimento e aceitação está inerente à vontade individual e íntima do sujeito. Quando não são cumpridas a punição não é “formal” mas cabe sim ao subconsciente de cada um, induzindo-os num sentimento e