ética cristã
MATÉRIA: ÉTICA CRISTÃ
PROFESSOR: PR. PAULO SILAS
TRABALHO
TEMA: PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ÉTICA SOBRE:
ROUSSEAU
SPINOZA
NOME: PAULO PANDOLFI ROCHA
DATA : 17/02/2014
Jean-Jacques Rousseau, importante filósofo, teórico político, escritor e compositor musical autodidata.
Nascido no dia 28 de junho de 1712 em Genebra na Suiça é considerado um do principais filósofos do iluminismo e um percursor do romantismo, falecendo então aos 66 anos no dia 2 de julho de 1778 em Ermenonville na França.
Princípios Éticos:
Nascido em Genebra, Rousseau perdeu sua mãe ainda em trabalho de parto, sendo criado então por um tia pouco letrada e um pai bastante extravagante.
Sua vida nunca foi simples, talvez por isso se adptou a um sistema ante regras, durante sua vida teve várias mulheres, tendo 5 filhos com um criada que por sinal bem ignorante.
Suas teorias foram um dos pressupostos para a revolução francesa, mesmo odiando os franceses.
Em seus princícios éticos Rousseau formula três idéias, no qual vão se constituir em idéias básicas para a civilização ocidental do séculos XVIII, XIX e XX.
I ) A primeira idéia ou primeiro princípio ético é de que a civilização não é uma coisa boa, muito menos uma coisa neutra, mas como todos já desconfiavam a civilização é algo ruim. “ A civilização não é nem boa, nem neutra, mas ruim.”
II) A segunda idéia ou segundo princípio ético é a de que viver pela razão não é uma coisa também não é uma coisa boa, o homem deveria voltar a seu estado de natureza vivendo institivamente e emocionalmente e não por meio da razão ou por meio das regras. “ Razão é inferior a emoção, vivamos institivamente.”
III) A terceira idéia ou terceiro princípio ético é de que a sociedade é um composto e tem uma vida própria, desse modo não existe nela uma vontade individual, mas existe nela uma vontade geral, uma vontade que se resume nas regras, que essa sociedade formula para o seu desenvolvimento ou