Ética, ciência e tecnologia.
CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: FILOSOFIA E CONHECIMENTO TECNLOGICO
PROFESSOR: ERMANO NASCIMENTO
ALUNAS: KARINA MONTENEGRO, LARISSA NUNES E PAMELLA NEVES
TURMA: MA48
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
COLLINS, H. (1999): “A comunidade científica em tempos de disputa”, in F. Gil(coord.) A Ciência tal qual se faz, Sá da Costa, Lisboa; BARCHIFONTAINE, C. P., PESSINI, L., OLIVEIRA F. (1996). Fundamentos da Bioética. SãoPaulo: Paulus.
A ETICA NO DESENVOLVIMENTO DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA
CIENCIA
Etimologicamente a ciência é o “saber” que envolve tudo o que o homem busca sobre o mundo a que tem acesso. Seu maior compromisso é a busca das verdades que podem abranger cogitações animistas e místicas tem infinitos caminhos a percorrer. O cientista é todo aquele que se empenha em ampliar e obter conhecimentos. Ele está submetido aos princípios morais e éticos e mantém compromisso com as sociedades do seu tempo e a dos tempos futuros.
“A ciência avança através de respostas provisórias, conjecturais, em direção a uma série cada vez mais sutil de perguntas que penetram cada vez mais fundo na essência dos fenômenos naturais” (LOUIS PASTEUR).
A ciência é o fruto gerado pelas necessidades do homem, agudas ou crônicas ou de nações que procuram conquistar o poder político e econômico. A curva de evolução de conhecimentos alcançados, explica, muitas vezes, o que aconteceu na sociedade ao longo de toda a história. A velocidade com que esses acontecimentos se acumularam, abriu, cada vez mais, amplas possibilidades e maiores facilidades de progresso. Os seus objetivos devem ser concentrados em três linhas: a) Atingir e ampliar conhecimentos; b) Transmitir à comunidade científica os seus resultados, utilizando os veículos próprios e confiáveis de divulgação; c) Orientar os progressos obtidos, favorecendo os seus bons efeitos e contendo os seus efeitos perversos.
CIENCIA E