Ética ambiental
O trabalho a seguir apresentará algumas medidas, muitas delas bem simples e sem muito custo, que empresas – pequenas, médias e grandes- deveriam e tomam em relação ao meio ambiente com o intuito de diminuir o impacto ambiental negativo que causam gerando assim benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a empresa.
Ética ambiental
Antes de tudo é preciso entender de fato o que é o meio ambiente que tanto queremos preservar. Meio ambiente, ou só ambiente, é tudo que vivo ou não fazem parte da Terra e de alguma forma interferem no ecossistema e vida dos humanos.
Assim como cada indivíduo as empresas tem seu papel na sociedade em relação ao meio ambiente e sua preservação, não só as grandes, mas também pequenas e médias. As ações destas de alguma forma, por menor que sejam, afetam ao meio ambiente negativa ou positivamente, depende de como são realizadas.
Há poucos anos atrás se adequar a todas essas condições era visto como uma imposição do sistema de proteção ambiental gerando um aumento de custos, no entanto atualmente são considerados fatores competitivos que podem melhorar a imagem da empresa perante os clientes e o mercado, aumentando os lucros e até mesmo reduzindo custos,ou seja,contribuir para a preservação do meio ambiente traz muitas vantagens para a empresa também.
Para se tornar uma empresa sustentável é necessário certo planejamento como também adotar medidas bem simples, como por exemplo:
• Reciclar o lixo produzido pela empresa seja no escritório ou na indústria;
• Pontos de coleta seletiva;
• Reaproveitamento de água;
• Redução no consumo de energia, podendo também adotar painéis de energia solar;
• Verificar se produtores e fornecedores se adéquam a política sustentável da empresa,evitando problemas futuros devido ao uso de produtos causadores de impactos ambientais negativos;
• Reduzir e reaproveitar o papel utilizado;
• Tratar os resíduos utilizados no processo