olga benário
SÍTIO- Terreno, extensão de terra ainda sem construção, Pequena localidade habitada, Propriedade agrícola pequena, Moradia rural não longe da cidade.
MÓDULO RURAL- é uma unidade de medida agrária, expressa em hectares, que busca refletir a interdependência entre a dimensão, a situação geográfica do imóvel rural, a forma e as condições do seu aproveitamento econômico.
LATIFUNDIO- é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração intensiva de seus recursos.
MINIFUNDIO- é a propriedade fundiária de dimensão mínima, em função de vários fatores: a situação regional, a destinação econômica e a produtividade.
AGRICULTURA- é o conjunto de atividades que tem por finalidade preparar o solo para o cultivo de plantas úteis ao homem.
PECUARIA- é a atividade que envolve a criação de gado, a domesticação e a reprodução de animais.
EXTRATIVISMO- todas as atividades de coleta de produtos naturais, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral.
AGRONEGÓCIO- é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.
CULTURA PERMANENTE- trata-se da lavoura em que não se precisa semear ou plantar uma nova planta após um ciclo para que se tenha outro, por exemplo, uma goiabeira.
CULTURA TEMPORARIA- São aquelas sujeitas ao replantio após a colheita, possuindo período de vida muito curto entre o plantio e a colheita, como por exemplo os cultivos de feijão, legumes, arroz, trigo, etc.
MONOCULTURA- é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola (ex: soja e algodão).
POLICULTURA- a produção agrícola de vários tipos de produtos (ex: feijão e batata).
PLANTATION- é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monoculturade exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra escrava.