éramos seis
No geral, citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo
Função:
Desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local de armazenamento de substâncias químicas indispensáveis à vida. As reações metabólicas vitais têm lugar neste compartimento celular: glicólise anaeróbia e a síntese proteica.
Complexo Golginiense
Complexo golgiense, constitui uma organela citoplasmática típica de células eucarióticas, com função fundamental de eliminação de substância produzidas pela síntese celular através do processo de secreção.
É formado por vesículas com morfologia de sacos achatados. Além de promover maturação e armazenamento de proteínas ribossomáticas, efetua também a distribuição das moléculas sintetizadas e empacotadas nas vesículas.
Aderidas ao citoesqueleto as vesículas são transportadas no interior da célula até a região basal da membrana plasmática.A partir desse instante a membrana da vesícula se funde à membrana da célula, eliminando o conteúdo protéico para o meio extracelular.
Essa organela tende a se concentrar em células especializadas na secreção de substâncias homonais, principalmente células de órgãos como: o pâncrea, hipófise e tiróide.
Mitocôndrias
A mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente importante para respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira. Sendo energia química que pode ser, e é, usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia.
Lisossomos
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas membranosas presentes em praticamente todas as células eucariontes.