Éramos seis
O livro “Éramos Seis”, na verdade um romance escrito em forma de novela, conta a história de uma família típica paulistana. Pessoas simples, de classe média baixa, queacabaram de se estabelecer em uma nova casa na Av. Angélica, próxima ao Parque Buenos Aires.
A história é narrada por Lola. Lola é a principal personagem do romance, mãe de quatro filhos: Carlos, Alfredo,Julinho e Maria Isabel, e esposa de Júlio. Lola é uma mulher esforçada, submissa ao marido e mãe protetora. Trabalha fazendo encomendas de Tricô para pessoas no bairro e parentes, para ajudar omarido a conseguir o dinheiro para pagar a casa. Lola é uma mulher muito presente na educação dos filhos, e algumas vezes até sozinha para fazer tal tarefa. Ajuda-os com tarefas da escola, ensina-os comose comportar e, além disso, ainda ajuda a serviçal nas tarefas domésticas.
Júlio é um homem turrão e cabeça quente, também é teimoso e nunca condena os próprios erros. Mas apesar disso, ama a suafamília e se esforça por eles. É pouco amoroso e às vezes ausente, mas deixa claro seu amor por eles. Trabalha em uma loja e é um bom funcionário.
As crianças são Carlos, o mais velho e estudioso, amigoe bom filho; Alfredo, teimoso, nunca ligou para a escola, e estava sempre entre más companhias; Julinho, amante de livros, estudioso e amava a companhia dos irmãos; Maria Isabel, doce, meiga eestudiosa, encantava a todos principalmente o pai, e tinha também o seu gênio.
Carlos e Alfredo estavam em constantes conflitos. Carlos sempre bondoso e a favor do que é certo, e Alfredo sempre contrariandoo irmão, fazia aquilo que achava que era melhor pra ele. Lola, sempre apartava as brigas, que muitas das vezes chegavam aos socos e chutes.
O romance trata-se de nada a mais que fatos corriqueirosda vida da família. Acontecimentos da vida cotidiana. Lola narra a história já quando idosa, e sozinha. Por isso o nome do romance envolve o verbo “ser” no passado. O romance começa com