Émile Durkreim

566 palavras 3 páginas
Émile Durkreim Conceitos principais O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já esta organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.
Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade. Saint Simon Conceitos principais

Saint-Simonfoi o primeiro a admitir a necessidade de uma economia planificada.Ele dividia a sociedade em "ociosos" e "produtores", achava que a direção do Estado caberia aos industriais (aos quais Saint-Simon incluía empresários, artesãos e operarios), que deveria promover o bem-estar da "classe mais pobre e mais numerosa da sociedade". Dava grande importância a uma produção abundande e eficiente, a utilização do conhecimento científico e tecnológico voltadas para a produção e defendia a organização planificada da sociedade e toda a produção orientada em benefício do interesse geral. Atacou a exploração dos trabalhadores na medida em que esses estavam

Relacionados

  • Sociedade em solidariedade por Émile Durkreim
    368 palavras | 2 páginas
  • psicologia
    296 palavras | 2 páginas