Émile Durkeim (fato social)
Nascido em 1858, na cidade de Épinal,França, Émile Durkheim, foi um “grande” Professor e pensador contribuinte para a consolidação da Sociologia, como parte fundamental da grade de uma academia. Em 1917 depois de sua morte na Capital de seu País, deixou um legado de intelectualidade para os seus universitários e seguidores. Os pensamentos de Durkheim são fundamentados nas revoluções (Francesa e Industrial) e recebem também as influências da filosofia racionalista de Kant, do organicismo alemão, Darwinismo e também do socialismo de Cátedra.
Durkheim tem como estudos o social e suas organizações. No principio sente algumas dificuldades referente a como estabelecer um método de estudo da sociedade, pois não é possível fazer um levantamento observando somente um indivíduo, mas a partir de um aglomerado de pessoas, diante desta observação Durkheim começa a tratar a sociedade como um organismo vivo, bem como os estudos de outras ciências.
Em seus estudos Durkheim percebe que dentro da sociedade existem fatos, estes compreendidos como, “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter”, “maneiras de agir, de pensar e de coerção em virtude do qual lhe impõem”.