Ètica
Muito tem se falado sobre ética, valores, moral e cultura, porém ainda falta explicitá-los de forma mais sistemática.
Algumas Organizações tentam definir e estabelecer padrões de ética e responsabilidade social,e tem-se limitado a criar códigos de ética. Por outro lado, muitos trabalhos acadêmicos também se interessam pelo aspecto de conceitos de ética e moralidade, tentando explicitar como esses aspectos deveriam ser promovidos e implantados dentro das organizações.
Existe também, uma outra idéia formada por Srour,Motta e Caldas por exemplo,eles desenvolvem o tema que ressaltamos aqui, porém de maneira mais voltada a reflexão para o caso brasileiro,e de como a ética e valores predominam nossa cultura.
È lícito então afirmar que hoje as organizações devem focar não só em a suas responsabilidade econômicas legais, mas também nas responsabilidades éticas,morais e sociais. * Responsabilidades éticas: Correspondem a atividades, praticas e comportamentos esperados (no sentindo positivo) ,ou proibidos (no sentido negativo) da sociedade,apesar de não ser codificados em lei. Envolve uma serie de normas, padrões, expectativas de comportamento para atender aquilo que os diversos públicos com as quais a empresa se relaciona consideram legitimamente correto, justo, ou de acordo com seus direitos morais ou expectativas. * Valores Morais: Dizem respeito a crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto,tanto deles quanto dos outros indivíduos.
È dessa maneira que a ética e valores morais se complementam.
A moral pode ser vista como um conjunto de valores e de regras de comportamentos que as coletividades no geral, adotam por julgarem corretos ou desejáveis.
Abrangem também representações imaginarias que dizem aos agentes sociais o que esperam deles, quais comportamentos são bem - vindos, qual é a melhor maneira de se agir coletivamente, o que é bom e o que é mal, o certo e o errado, a virtude e o vício,o permitido e o não