Ètica
1. INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------02
1.1 DEFINIÇÃO DE ÈTICA ............................................................................02
1.2 EXEMPLOS DE ÈTICA .................................................................03
1.3 CONSEQÜÊNCIA.....................................................04
1.4 CONCLUSÃO ...............................................................................05
1. INTRODUÇÃO
A palavra ÉTICA vem do grego Ethos; significa “modo de ser”. É da competência da ética definir o que é o BEM, porém não mostra como se chega à prática do bem, pois é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética não se preocupa com casos particulares ou individuais, mas normatiza as relações comportamentais do individuo no contexto da sociedade.
Tem uma função legisladora do comportamento dos homens e da sociedade, oferecendo orientação moral e a defesa de princípios ou benefícios que atinjam todas as pessoas.
1.1 DEFINIÇÃO
O termo ético deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem disciplina ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.