ÃO DEMOCRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Christiane Ramalho dos Santos
Especialista em Gestão e Orientação Educacional – Unicaaps
Prof Mc. André Caixeta – Orientador
RESUMO
Este artigo analisa a aplicabilidade dos modelos de gestão na Instituição Escolar. Esta construção tornou-se necessária, pois a sociedade ansiava por essa transformação. A implementação deste processo ocorre de forma lenta, o que é comum em grandes transformações. Conjuntamente com os sujeitos envolvidos, a instituição caminha com o objetivo de articular teoria e prática. Torna-se importante analisar as questões fundamentais e os novos desafios afetos à gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Muitos desses desafios já se acham reconhecidos conceitualmente embora, em muitos casos, sejam trabalhados apenas genericamente pela comunidade escolar.
Palavras- Chave: Aplicabilidade, Caminhos, Discussões, Democratização, Desafios.
INTRODUÇÃO
A instituição escolar representa hoje um espaço aberto, multidimensional, multidisciplinar e dialógico. Nesse contexto, surge a necessidade de buscar aprimorar através de reflexões sistemáticas o conteúdo de cunho institucional, tais como: quem são os atores deste processo; quais são as exigências para a atuação neste novo empreendimento; como se forma a equipe gestora; qual o papel sistematizado de cada um; como a teoria e a prática se entrecruzam; condições reais na busca da implementação: propósitos definidos para ampliar e aprimorar a gestão democrática.
Procura-se o ambiente plural e solidamente construído e constituído para inovar e renovar essa relação multifocal, o que requer a articulação dinâmica dos profissionais da equipe gestora.
Desta forma, havendo uma inovação que vai além do simples trocar de nomes para uma relação de produção