Ângulos e suas aplicações
O conceito de ângulo aparece primeiramente em materiais gregos no estudo de relações envolvendo elementos de um círculo junto com o estudo de arcos e cordas. As propriedades das cordas, como medidas de ângulos centrais ou inscritas em círculos, eram conhecidas desde o tempo de Hipócrates e talvez Eudoxo tenha usado razões e medidas de ângulos na determinação das dimensões do planeta Terra e no cálculo de distâncias relativas entre o Sol e a Terra. Eratóstenes de Cirene (276 a.C.-194 a.C) já tratava de problemas relacionados com métodos sistemáticos de uso de ângulos e cordas. Os Ângulos estão presentes em diversas áreas de nossas vidas, tais como: na culinária, no esporte, na natureza e também nas arquiteturas antigas e contemporâneas.
Na culinária podemos observar a presença dos ângulos quando fatiamos uma pizza.
Nas praticas esportivas também encontramos os ângulos presentes, tais como podemos ver nestas imagens que mostram diversos ângulos em uma bicicleta, em uma trave e em uma defesa feita por um goleiro de futebol.
Na natureza encontramos Ângulos também, presentes nos galhos das arvores.
Na arquitetura observamos a presença dos ângulos desde as construções antigas tais como as egípcias e principalmente as gregas, no entanto nas construções contemporâneas também existem ângulos.
O conceito de ângulos foi estudo por diversos matemáticos, e teve diversas definições sendo a da Euclides a mais significativa, que “ângulo como sendo a inclinação de duas retas que se encontram em um mesmo ponto”. Até hoje não se sabe quando o homem começou a medir ângulos, mas se sabe que estes eram medidos na Mesopotâmia e eram muito bem conhecidos quando Stonehenge foi construída, 2000 a.C.