ângulo de reflexão da luz
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Linneker de Melo Rodrigues
ROTEIRO DE PRÁTICA 10
LABORATÓRIO DE ELETROMAGNETISMO II
Propriedades das Ondas Eletromagnéticas II
Palmas
2013
1. Introdução
As equações que descrevem os fenômenos eletromagnéticos, bem como suas interações com o material são chamadas de equações de Maxwell. Para compreender que as equações de Maxwell levam as ondas eletromagnéticas é necessário interpretá-las na forma diferencial. Essas equações são dadas por:
Em duas das equações de Maxwell envolvem as fontes do eletromagnetismo: densidade de corrente na Lei de Ampère corrigida, e densidade de carga na Lei de Gauss. As equações de Maxwell possuem soluções não nulas dependentes do tempo mesmo em lugares do espaço sem carga líquida ou densidade de corrente. Essa propriedade advém do efeito da indução associado à Lei de Faraday – Lenz e do termo de corrente de deslocamento introduzido por Maxwell.
Pela lei de Faraday – Lenz a variação no tempo de um campo magnético, induz o surgimento de um campo elétrico. Esse campo também depende do tempo e, com isso faz surgir uma corrente de deslocamento. Essa corrente por sua vez, gera um campo magnético variante no tempo, que volta a gerar um campo elétrico. Assim têm-se um efeito dominó que descreve a propagação de uma onda eletromagnética. A figura 1 apresenta um esquema de uma onda eletromagnética.
Figura 1 – Propagação de uma onda eletromagnética
Um fenômeno muito interessante se tratando de ondas eletromagnéticas é a sua refração ao mudar de um meio para outro. Essa refração é dada graças ao comportamento do campo elétrico e magnético devido a permeabilidade e susceptibilidade do meio.
Figura 2 – Refração da luz
Cada meio, devido suas características atômicas possui um determinado índice de refração. Esse índice de refração pode ser dado por:
Sendo “c” a velocidade da luz no vácuo