Refração e reflexão da luz
Em física o fenómeno da reflexão consiste na mudança da direcção de propagação da energia (desde que o ângulo de incidência não seja 0º). Consiste no retorno da energia incidente em direcção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contacto com uma superfície reflectora.
A energia pode tanto estar manifestada na forma de ondas como transmitida através de partículas. Por isso, a reflexão é um fenómeno que pode se dar por um carácter electromagnético, óptico ou sonoro.
A reflexão difere da refracção porque nesta, há desvio da energia para meio diverso do meio de onde se originou
Em termos práticos, quando estamos diante de um espelho, vemos a nossa imagem por reflexão; tudo o que vemos (uma mesa, uma pessoa, uma paisagem e outros), é devido ao fenómeno por reflexão. O fenómeno da reflexão ocorre quando os raios que incidem sobre uma superfície voltam para o meio no qual ocorreu a incidência.
Reflexão regular
Estando diante de um espelho, podemos observar que, se não ficarmos numa determinada posição, não conseguimos ver a nossa imagem. Isso acontece porque os raios são reflectidos numa única direcção, ou seja, eles são paralelos entre si. Esse tipo de reflexão ocorre em superfícies polidas tais como espelhos, metais, a água parada de um lago, e é denominada reflexão regular
Reflexão difusa
Quando estamos a observar uma mesa, podemos tomar qualquer posição em redor da mesa que continuaremos a vê-la. Isso acontece porque os raios estão a ser reflectidos em todas as direcções. Esse tipo de reflexão ocorre em superfícies irregulares microscopicamente e é denominada reflexão difusa.
Leis da reflexão
A reflexão pode ser explicada totalmente com base em apenas duas leis, de cunho geral.
Para enunciá-las, é preciso antes definir alguns conceitos. * A normal é a semi-recta que se origina a partir da superfície reflectora, situando-se perpendicularmente a esta * Ângulo de incidência é o ângulo