Reflexão e Refração da Luz
1 OBJETIVOS
Verificar as leis da reflexão de um feixe de luz por espelhos planos e espelhos cilíndricos e as leis da refração por uma lente óptica.
Verificar o princípio de propagação retilínea da luz.
Determinar o índice de refração do material acrílico de uma lente.
Determinar o ângulo limite para Reflexão Interna Total.
2 MATERIAL UTILIZADO
Banco óptico, fonte de luz, disco graduado ("Ray Table Degree Scale") e respectiva base, acessórios tipo fenda única ("Slit Mask") e múltipla ("Slit Plate") e respectivos suportes para o banco óptico, acessório Anteparo ("Viewing Screen"), suporte específico para ser usado sobre o disco graduado, lente cilíndrica ("Cylindl'ical Lens"), espelho óptico, lente de raios paralelos. 3 ROTEIRO DE ESTUDOS
1. Escreva a lei da reflexão.
RESPOSTA: Reflexão é o retorno de um raio incidente para o meio do qual o raio é proveniente, ao atingir a superfície. (ver figura)
2. Quais são os dois fatos experimentais descritos na lei da reflexão?
RESPOSTA: 1 – raio incidente, raio refletido e a normal são coplanares. 2 – o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão (θi = θr).
3. Defina refração da luz.
RESPOSTA: Refração é a passagem de um feixe de luz de um meio para outro. Caso o raio incida obliquamente na superfície, o raio refratado mudará de direção, o que não ocorrerá se o raio incidente for perpendicular a superfície.
4. Expresse a lei da refração (lei de Snell) e identifique cada grandeza envolvida.
RESPOSTA: n1senθi = n2senθr, onde n1 = índice de refração do meio 1, n2 = índice de refração do meio 2. Se o raio passar de um meio MENOS refringente (n1θr) para um MAIS refringente, o raio refratado se APROXIMA da normal. Se o raio passar de um meio MAIS refringente (n1>n2 e