Áudio Digital- Frequências de Amostragem
Ana Catarina Soares, nº1 12º7 ESMGA
10/11
Áudio Digital: Frequência de amostragem, bits por amostra e critério de Nyquist
Posted on 31 de Janeiro de 2011
O que é o áudio digital?
Uma onda sonora, em cinza, representada digitalmente em vermelho
O áudio digital baseia-se na representação digital de um som através do código binário. Este processo abrange a captação/gravação, a conversão do som analógico para digital e por fim a reprodução
(conversão do som digital para analógico). O som digital pode ser armazenado de diversas formas e gravados em diversos formatos, nos quais irei referir mais tarde.
O processo de conversão do som analógico para digital conduz uma perda de qualidade pois o som digital nunca representará o som analógico com 100% de precisão. Porém com o desenvolvimento tecnológico, este processo atingiu um grau de exactidão tão elevado que o ouvido humano não consegue detectar diferenças entre o som analógico e a sua representação digital.
A exactidão da representação digital de um som analógico altera de acordo com a taxa de amostragem de frequência e qualidade de bits de cada amostra.
Taxa de Amostragem, taxa de amostra ou frequência de amostragem é o número de amostras de um sinal analógico arrecadadas em um certo intervalo de tempo, para conversão em um sinal digital. Originando uma frequência geralmente medida em Hertz. Este processo de captura é denominado: amostragem de sinal.
Exemplo: Quando dizemos que a taxa de amostragem de áudio em um CD é de 44.11 Hz, indica que a cada segundo são tomadas 44.100 medidas da variação de voltagem de sinal.
Exemplos de taxas de amostragem e qualidades dos sons relacionados:
Taxa de amostragem
Qualidade do som
44 100 Hz
qualidade CD
22 000 Hz
qualidade rádio
8 000 Hz
qualidade telefone
Quanto maior for a taxa de amostragem, mais medidas do sinal serão efectuadas no mesmo período de tempo, logo menos perda haverá na