Áudio digital
Devido às dúvidas de muitas pessoas com relação a estes dois termos, decidi escrever este artigo, com base no que aprendi na faculdade.
********************************************************************** ********************
Taxa de amostragem e taxa de quantização (ou bit rate), são dois parâmetros encontrados frequentemente tanto em softwares de áudio quanto em configurações de interfaces de áudio. Eles estão relacionados à conversão de um sinal analógico (o sinal que está sendo gravado) para um sinal digital a ser processado pelo computador. Esta conversão é feita pelos chamados conversores analógico-digitais (ou conversores AD/DA). Tomando como exemplo uma gravação de guitarra feita em linha, o sinal analógico gerado pelos captadores da guitarra é convertido em um sinal digital dentro da interface de áudio, e é este sinal digital que é processado pelo computador.
Para facilitar a compreensão, pense no sinal como o gráfico da variação da tensão elétrica gerada pelos captadores da guitarra em função do tempo. Para que seja possível o processamento do sinal, é necessário que seja criada uma "tabela" de valores de tensão elétrica a cada instante de tempo para que o computador possa fazer as contas relativas ao processamento. Como o sinal de entrada é uma função contínua (ou seja, o gráfico é uma linha contínua, não tem "buracos"), ele possui muita informação, de modo que se faz necessário criar a "tabela" de alguns valores de tensão em determinados instantes de tempo. Este processo de leitura dos valores de tensão a cada intervalo de tempo é chamado amostragem. Este intervalo de tempo é chamado período de amostragem (Ta). A frequência de amostragem (Fa) é o inverso do período de amostragem ou seja:
Fa = 1/Ta, com Fa em Hz e Ta em s.
Tomando como exmeplo a interface de áudio M-Audio Fast Track USB, ela tem freqüência de amostragem de 48kHz (ou 48000Hz). Isso significa que o período de amostragem