Átomos de sódio são muito maiores que átomos de cloro
LICENCIATURA SEMIPRESENCIAL EM QUÍMICA
QUÍMICA I
PORTFÓLIO AULA 05
1. Átomos de sódio são muito maiores que átomos de cloro, mas no NaCl os íons de sódio são muito menores que os íons de cloro. Por que ? Explique. Na formação da substância NaCl os íons de sódio são menores, pois ele possui as duas primeiras camadas eletrônicas completas e a terceira com apenas um elétron. Logo, mostra que ele tem facilidade em perder elétrons (mais eletropositivo) para que sua configuração eletrônica se torne estável. Já o cloro apresenta em sua camada mais externa sete elétrons, ou seja, tem facilidade em receber elétrons (mais eletronegativo) e assim tornar-se mais estável. Assim, o sódio irá doar esse elétron para o cloro e a ligação ficará mais estável, pois irá está com 8 elétrons na sua camada de valência. Como ele perdeu elétrons (doou) se torna menor, e o cloro que ganhou um elétron irá ficar maior.
2. As primeiras quatro energias de ionização de um elemento são aproximadamente 738 kJ/mol, 1.450kJ/mol, 7,7x103kJ/mol e 1,1 x 104 kJ/mol. A que grupo da tabela Periódica pertence esse elemento? Por quê? Esse elemento provavelmente é o Magnésio e pertence ao grupo dos metais alcalinos terrosos, família 2A. Pois a energia de ionização necessária em KJ/mol do magnésio para remover os elétrons são as mesmas energias descritas.
3. Na preparação de ligas metálicas mais resistentes necessita-se escolher átomos de tamanho aproximado. Qual dos seguintes pares de átomos é o mais indicado. Justifique.
a) Li e Ba b) V e Bi c) Ti e Ni Para a formação de ligas metálicas o mais indicado é a utilização do titânio e do níquel, pois ambos são metais, resistentes, tem tamanhos aproximados, massa atômica com valores próximos. Titânio tem massa atômica igual a 47,9g e o níquel 58,7g.
4. A primeira e a segunda Energia de Ionização do K são 419 kJ/mol e 3052 kJ/mol e as do Ca são 590 kJ/mol e 1145 kJ/mol. Compare e comente as diferenças. O