Átomo
CONSTITUIÇÃO DO ÁTOMO
Toda a matéria é constituída por pequenas unidades estruturais – os átomos, normalmente combinados, formando moléculas. A diversidade de substâncias que nos rodeia é devida aos diferentes modos de combinação dos átomos. As substâncias podem ser elementares* ou compostas*, de acordo com o tipo de átomos que as constitui.
Exemplo:
A atmosfera terrestre é uma mistura gasosa constituída por várias substâncias tais como o dioxigénio, ozono, dióxido de carbono e vapor de água.
Todas estas substâncias têm em comum o oxigénio As diferentes formas de associação do oxigénio dão origem a diferentes tipos de substâncias.
dioxigénio
Ozono (trioxigénio)
dióxido de carbono
* Recordar o que é substância elementar e substância composta.
água
CONSTITUIÇÃO DO ÁTOMO
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS – 9º ANO
A conceção de como é constituída a matéria e, posteriormente, o átomo evoluiu ao longo da História. Aqui fica uma breve referência aos cientistas que mais influenciaram a evolução dos modelos atómica
Durante séculos, a teoria de Aristóteles (sec. IV a.C.), referia que a matéria era constituída por quatro elementos (água, ar, terra e fogo). No séc. V a.C., Demócrito, enunciou a primeira ideia de átomo como sendo a partícula elementar indivisível que constitui toda a matéria.
John Dalton (1808) retomou a ideia atomista, propondo a moderna teoria atómica da matéria para explicar o modo como os elementos conhecidos se combinavam para formar as diferentes substâncias.
CONSTITUIÇÃO DO ÁTOMO
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS – 9º ANO
Joseph John Thomson (1898) descobre uma partícula subatómica de carga negativa a que chamou eletrão.
Assim o átomo seria uma “massa” positiva que para se tornar neutra tinha eletrões distribuídos na sua superfície. Ernest Rutherford (1911) sugeriu um novo modelo para o átomo. Este é constituído por um pequeno núcleo, que contém quase toda a sua