Átomo
O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva (Z é a quantidade de prótons e "E" a carga elementar) que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e Z elétrons determinando o seu tamanho.
Até fins do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do próton e do elétronrevelaram o equívoco dessa ideia. Posteriormente, o reconhecimento do nêutron e de outraspartículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.
A primeira pessoa a falar o nome átomo e chamada de Demócrito o átomo teve vários modelos o de Dalton que era chamado de bola de bilhar, o de Thomson e era chamado de pudim de passas pois era um circulo com bolinhas em cima o de Ruthenford que era chamado de sistema planetário e o de Born que era chamado por ele de postulados.OBS:se o núcleo de um átomo fosse de um tamanho de um limão com um raio de 3cm os elétrons mais afastados estariam cerca de 3km.
Modelo de Dalton
John Dalton, em 1803, tentando explicar o comportamento dos diversos gases da atmosfera e das misturas gasosas, retomou a hipótese atômica. Assim como Leucipo, Demócrito e Epicuro, Dalton acreditava que a matéria seria constituída por átomos indivisíveis e espaços vazios. Ele imaginou o átomo como uma pequena esfera, com massa definida e propriedades características. Dessa forma, todas as transformações químicas podiam ser explicadas pelo arranjo de átomos. Toda matéria é constituída por átomos. Esses são as menores partículas que a constituem; são