Ánalise e Diagnóstico Organizacional
EXPLORATÓRIO NO SEGMENTO DE SAÚDE – SPA (SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO NO AMAZONAS)
DE ACORDO COM O MODELO ANTIGO, COLOCAR NOME DOS PARTICIPANTES E O NOME DO ORIENTADOR.
RESUMO
Atualmente, foi analisado um elevado índice de insatisfação com o atendimento do serviço público de saúde, a preocupação com a satisfação com o atendimento tem levado Secretária de Saúde a verificar quais os problemas enfrentados durante o atendimento a população da área dos bairros de Manaus, o que levou à retomada de perguntas essenciais sobre a sua missão, visão e valores diante deste ambiente específico. Assim, o presente trabalho tem por finalidade a identificação dos pontos críticos das análises SWOT, (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), Matriz BCG e as Cinco forças de Porter neste especifico SPA. Por meio dessa pesquisa, amparada pela técnica de entrevista semiestruturada face to face com usuários aleatórios do Sistema de Saúde, buscou-se analisar o ambiente externo (oportunidades e ameaças) ao qual o SPA, bem como o ambiente interno (pontos fortes e fracos) do SPA.
Após análises, os principais resultados indicam que o SPA possui muitas oportunidades de melhorias e ameaças. As características apontam ser um sistema ideal, porém com diversos pontos de melhorias. Quanto à análise dos pontos fortes e fracos, observa-se uma propensão relevante de pontos fortes em relação aos pontos fracos identificados.
Palavras-chave: Análise SWOT; BCG, 5 forças de Porter, Diagnóstico; Organizacional.
1 INTRODUÇÃO
A mudança é um fato concreto na sociedade pós-moderna. Percebe-se isto pela evolução constante que vem ocorrendo nas áreas científicas, de pseudociência e no empirismo como, por exemplo, a tecnologia que vem avançando a passos largos nas últimas décadas, favorecendo o desenvolvimento das organizações e da sociedade como um todo. Conforme as mudanças acontecem, em paralelo vão ocorrendo evoluções nos conceitos e