Álgebra Linear II
Vetores representam grandezas que necessitam de informações como comprimento, ou intensidade, direção e sentido. Podemos citar alguns exemplos de tais grandezas como força, velocidade e aceleração, diferentemente de uma grandeza escalar que representa comprimento, área, volume, massa, etc.
Exemplos de direção podem ser dados comparando retas. Por exemplo, retas paralelas tem a mesma direção, porém retas concorrentes têm direções distintas.
( a ) Retas paralelas: mesma direção.
( b ) Retas concorrentes: direções distintas.
Figura 1.1
O deslocamento de uma pessoa de um ponto para um ponto é um exemplo perfeito para analisarmos a noção de sentido. Imagine esses dois pontos sobre uma reta. Uma pessoa pode se deslocar de para , e de para . as direções são as mesmas, pois os segmentos e
são coincidentes. Porém, o sentido é diferente. Neste caso, são opostos.
Podemos dizer que temos o segmento orientado ⃗⃗⃗⃗⃗ , e o segmento orientado ⃗⃗⃗⃗⃗ . Dois segmentos orientados de mesmo comprimento, mesma direção e mesmo sentido representam um mesmo vetor.
B
A
Figura 1.2: Sentidos diferentes.
⃗⃗⃗⃗⃗ . Neste caso,
𝐴
e
Podemos representar esses vetores como é a extremidade.
𝐵
Figura 1.3: Vetor com origem em
é a origem do vetor,
e extremidade em .
Representamos o comprimento de um vetor usando a notação | |. Se | | dizemos que este é um vetor unitário.
então
Álgebra Linear – Fábio Freitas Ferreira
Página 1
Operações com vetores: modo geométrico
Podemos adicionamos e subtraímos vetores da mesma forma que fazemos com os números reais. Mas antes de fazermos as contas, olharemos como essas operações se comportam geometricamente. Começamos com a adição de vetores. Sejam dois vetores que chamaremos de e . Representamos a adição de com por
. Geometricamente, temos
𝑣
𝑢
𝑢
𝑣
Figura 1.4: Adição de
e .
O resultado da adição é a diagonal de um paralelogramo. Se completarmos o