Álcool
O uso de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto a própria humanidade. O álcool é a droga lícita mais consumida no Brasil, várias pessoas bebem pouco, em ocasiões especiais ou acompanhando uma refeição, de uma maneira que não desencadeia problemas.
Mas para cerca de 30% das pessoas, o uso de álcool é feito de modo exagerado, abusivo e gera muitos problemas, podendo levar à dependência, provocando danos sociais e a saúde.
Vários estudos tem demonstrado a ocorrência significativa de mortes e doenças associadas ao uso abusivo do álcool, sendo o alcoolismo a 3ª causa de mortalidade e morbidade no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em cerca de 75% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais existe um motorista alcoolizado envolvido. O Brasil está no topo da lista de países com maior número de acidentes de trânsito no mundo, resultando em 300 mil vítimas e 50 mil vítimas fatais, e o mérito desta estatística é a mistura de álcool e volante.
Estudos comprovam que o álcool é o principal combustível para a violência doméstica, foi identificado que em grande parte das agressões que acontecem dentro de casa, o autor das surras estava sob efeito do álcool.
Efeitos do álcool no organismo
Os efeitos das bebidas alcoólicas acontecem em duas fases:
Na primeira o álcool age como um estimulante, e deixa a pessoa mais eufórica e desinibida.
Na segunda com a ingestão de várias doses, surge a ação depressora do álcool, levando a diminuição da coordenação motora dos reflexos e deixando a pessoa sonolenta.