Águas subterrâneas
“O solo é um sistema complexo, constituído de materiais sólidos, líquidos e gasosos.” (REICHARDT, Klaus. 1987.)
A parte líquida do solo constitui-se essencialmente de água, contendo minerais dissolvidos e materiais orgânicos solúveis. Ela ocupa parte (ou quase o todo) do espaço vazio entre as partículas solidas, dependendo da umidade do solo. Esta agua é absorvida pelas raízes das plantas ou é drenada para camadas de solos mais profundas.
A toda água que ocorre abaixo da superfície da Terra, (no solo), preenchendo os poros e vazios das rochas, fissuras e falhas denominamos de água subterrânea.
Águas subterrâneas
As águas que encontramos no subsolo da superfície terrestre são chamadas de águas subterrâneas. Tais águas desempenham papel fundamental no abastecimento público e privado em todo o mundo, estima-se que mananciais subterrâneos podem suprir as necessidades de uma grande parte da parcela da população rural e de núcleos urbanos. Contudo em razão das singularidades climáticas, devido às diferenças latitudinais e altitudinais, as águas doces não estão distribuídas igualmente pelo planeta.
Um importante papel desempenhado pela água subterrânea é sua descarga em cursos de agua superficial, como rios e lagos, o que permite a manutenção durante a época de seca. Esse recurso natural pode ser utilizado de diversas maneiras, incluindo a captação para o abastecimento ou para a diluição do esgoto não tratado lançado pela cidade.
As tendências mundiais mostram um forte crescimento do valor econômico dessas águas, sobretudo em países de economias periféricas, que estão encontrando na água subterrânea uma alternativa de baixo custo, devido a sua fácil obtenção e grande qualidade natural.
Porém não é sempre que tais recursos são encontrados em excelentes qualidades para o consumo. A contaminação pode ocorrer, quando há alguma alteração na água que acaba colocando em risco a saúde e o bem estar de uma população.
Qualidade das águas subterrâneas
As águas