Água
A substância mais abundante na célula á a água, que apresenta, em media, 70% da composição química celular.
Cada molécula de água é formado por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, formando um ângulo de aproximadamente 150 graus.
Essa disposição dos átomos estabelece uma zona positiva e outra negativa na molécula, que é, assim, polarizada: as cargas positivas e as negativas dispõem-se segundo os vértices de um tetraedro.
A atração entre cargas elétricas opostas faz com que cada molécula de água tenha a tendência de se unir a outros quatros, de tal forma que um átomo de hidrogênio de uma molécula sempre se ligue ao átomo de oxigênio de outra molécula.
Essas ligações chamam-se pontes de hidrogênio. No estado líquido, à água é formada por varias moléculas ligadas entre si dessa maneira. Considerada isoladamente, cada ponte de hidrogênio é uma ligação se desfaz outra se forma, de modo que, no conjunto, as pontes de hidrogênio mantêm firmemente coesão determina a grande tensão superficial da água. É devido a essa propriedade que certos insetos conseguem pousar e mesmo caminhar sobre a água parada.
Outra propriedade da água que decorre da popularidade de suas moléculas é o poder de dissolução; ele é tão grande q faz com q a água seja considerada o dissolvente universal. Moléculas polares de outra substância, ao entrarem contato com a água, são envolvidas pelas moléculas de água e separam-se.
Além de dissolver moléculas polares, a água é também um ótimo solvente para sais; as moléculas de água envolvem cada íon,