Pedagogia
PEDAGOGIA
CLEUZA PIRES DAS FLORES
ELIZETE BORGES DOS SANTOS
LARA FARIA GONÇALVES
LUCIVANIA PEREIRA DE ALMEIDA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDERDISCIPLINAR EM GRUPO
Rio Verde
2012
CLEUZA PIRES DAS FLORES
ELIZETE BORGES DOS SANTOS
LARA FARIA GONÇALVES
LUCIVANIA PEREIRA DE ALMEIDA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDERDISCIPLINAR EM GRUPO
Atividade das disciplinas de Políticas e Gestão dos espaços Educativos, Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnologias da Educação apresentada à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciatura em Pedagogia.
Prof.: Josilaine B. Ricci Nascimento, Melina Klaus, Okçana Battini e Edilaine Vagula.
Rio Verde
2012
INTRODUÇÃO
Na última década, o multiculturalismo vem ganhando espaço em vários setores da sociedade, entre eles, a educação. Isto se dá porque no multiculturalismo a noção de cultura é um aspecto essencial para o desenvolvimento de uma análise das relações sociais e seus determinantes, o que implica um novo olhar sobre o papel constitutivo e central da cultura na sociedade e na formação das identidades, dentre elas a identidade docente.
Sabemos que nas escolas, convivem simultaneamente diversas culturas de acordo com: gerações, gênero; classe, a etnia, pertença regional, capacidades físicas e mentais, entre outras.
Esta compreensão nos remete a uma perspectiva relacional com o outro.
O objetivo dessa atividade é compreender até que ponto a utopia do respeito às diferenças chegam dentro das escolas e/ou sociedade e o que se pode fazer para que essas diferenças sejam respeitadas.
De acordo com as duas professoras entrevistadas, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, um estereótipo, do tipo "todos os alemães são prepotentes", “todo índio é preguiçoso”, “todo negro é