ÁGUA
Ninguém dá o devido valor à água. A importância da água em operações de utilidades e também na vida é fundamental. Neste Capítulo vamos revisar as propriedades físicas e químicas dessa incrível substância.
Além disso, discutiremos o ciclo da água na Terra e como a água é reciclada entre a terra, o mar e a atmosfera. Veremos as propriedades sem igual da água, que a tornam fundamental nos sistemas de resfriamento e aquecimento de uma planta. Também examinaremos alguns problemas associados com o uso da água como agente de geração de vapor, resfriamento e uso industrial geral.
Há também vários tópicos especiais ligados à água que devem ser discutidos neste Capítulo; eles preparam o terreno para muitos dos capítulos subsequentes. Tais tópicos incluem o pH, a condutividade, a dureza e a alcalinidade.
Antes de estudarmos como a água é utilizada nos sistemas de resfriamento em suas instalações, devemos colocá-la num contexto mais amplo. Na Terra, a água é um dos mais importantes participantes do drama de nosso planeta. A peça se chama cicio hidrológico e é apresentada na Figura 1-1. A palavra hidrológica vem de duas palavras gregas que significam "estudo da água". Três quartos da superfície do nosso planeta são totalmente cobertos pela água. A maior parte é água salgada, mas há extensas reservas de água doce, especialmente na América do Norte, nos Grandes Lagos. A Civilização surgiu e floresceu ao longo dos rios, porque os mesmos forneciam um suprimento de água doce, assim como meios de transporte.
Como líquido, uma das propriedades da água é a sua capacidade de evaporar, mudando do estado líquido para vapor. A forma gasosa da água é "vapor da água" ou vapor. O vapor é um gás incolor, inodoro, invisível a olho nu. Nós falamos casualmente sobre o "vapor' proveniente de uma chaleira de água fervendo, mas a nuvem visível esbranquiçada é formada, na realidade, por gotículas minúsculas e dispersas de água líquida que se condensaram do