Água
1
DIAGNÓSTICO DA RECUPERAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS, PRÉ E PÓS
IMPLANTAÇÃO DE INTERCEPTORES DO RIO BAURU EM UM DE SEUS
AFLUENTES.
DIAGNOSTIC OF THE WATER QUALITY RECOVERING, BEFORE AND
AFTER INTERCEPTOR SEWERS IMPLANTATION IN THE BAURU RIVER
AND ONE OF ITS AFFLUENTS.
Josiani Mara Miranda – Faculdade de Engenharia – Campos de Bauru – Engenharia
Civil – josianimiranda@hotmail.com – FAPESP (Fundo de Amparo à Pesquisa do
Estado de SP)
MSc. Giselda Passos Giafferis - Bioquímica do Departamento de Água e Esgoto de
Bauru - giseldapg@daebauru.com.br
1.INTRODUÇÃO: A qualidade da água de córregos urbanos tem sido a pauta de discussões no que se refere à futura reutilização da mesma, pois se trata de uma variável importante que compõe os indicadores que apontam para uma possível reutilização do recurso. Desta forma, para se chegar a tais indicadores, é necessário o tratamento destes sistemas hídricos, tomando como ponto de partida o monitoramento e, posteriormente, um estudo técnico de determinadas amostras de águas.
A água representa, sobretudo, o principal constituinte de todos os organismos vivos, e além de ser um recurso fundamental, não só para as atividades humanas mas também para o equilíbrio ambiental, está diretamente relacionada ao binômio: crescimento populacional e escassez cada vez maior deste recurso. O caso do Brasil, embora privilegiado em relação à disponibilidade hídrica, apresenta problemas na qualidade de suas águas decorrentes de processos incoerentes de urbanização, industrialização e expansão agrícola.
O problema referente à água é uma questão quantitativa e qualitativa, o que gera vários conflitos urbanos e globais.
Estima-se que, atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas vivem em condições insuficientes de disponibilidade de água para consumo e que, em 25 anos, cerca de 5,5 bilhões de pessoas estarão vivendo em áreas com moderada ou séria falta de água.
Quando se analisa o problema de maneira