Água
557
ISSN 1808-3765
RELAÇÃO ENTRE SÉRIE DE SÓLIDOS E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM
DIFERENTES ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Silvio Cesar Sampaio; Marciane G. Silvestro; Elisandro Pires Frigo; Cristiane M.
Borges
Setor de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (RHESA), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ,
Cascavel, PR, ssampaio@unioeste.br
1 RESUMO
Além de preservar a água potável para atendimento das necessidades da população urbana, usos industriais e na agricultura, o reúso permite uma maior otimização dos recursos hídricos disponíveis, ampliando a oferta de um produto cada vez mais escasso. Para a utilização dessas águas residuárias na fertirrigação, conhecer alguns parâmetros como condutividade elétrica e a série de sólidos são necessárias. Objetivou-se com este trabalho, avaliar a relação entre condutividade elétrica e sólidos de diferentes águas residuárias.
Coletou-se águas residuárias de suinocultura, laticínio, doméstico e industrial e determinou-se analiticamente a condutividade elétrica, sólidos totais, fixos, voláteis, suspensos e dissolvidos.
Os resultados mostraram que há uma relação linear para a condutividade em função dos sólidos totais e dissolvidos em sua maioria, em todas as águas residuárias, exceto para a água residuária doméstico, entre a condutividade e sólidos fixos há uma relação linear somente para a água residuária de laticínio, sendo que nos demais sólidos não observou-se uma relação com a condutividade elétrica em nenhuma das águas residuária estudadas.
UNITERMOS: Reúso, , efluente, qualidade da água.
SAMPAIO, S.C.; SILVESTRO, M.G.; FRIGO, E.P.; BORGES, C.M.;
RELATION BETWEEN SOLID SERIES AND ELECTRICAL CONDUCTIVITY IN
DIFFERENT WASTEWATER
2 ABSTRACT
Agricultural wastewater use preserves potable water and allows an optimization of the hidric resorts available, extending the offering of a more and more scarce product. However, for this,