Água
Sobrevivência:
Os cientistas acreditam que sem água não existiria vida, pois foi nela que surgiram os primeiros seres vivos, há 3,5 bilhões de anos. Atualmente sabe-se que ela é fundamental para qualquer forma de vida, tanto que a maior parte do volume de uma célula é formada de água.
Dentre suas principais funções nos organismos vivos estão o auxílio no processo de manutenção de temperatura corporal, o transporte de substancias, o auxílio nos processos energéticos, a hidratação das células e ainda o auxílio no metabolismo (atuando no catabolismo de diversas substancias). Só o ser humano por exemplo, apresenta cerca de 70% de seu peso composto por água. Apesar de sua extrema importância para toda e qualquer forma de vida, este ainda é um recurso muito mal explorado, o que acarretará problemas irreparáveis para a sociedade. Há 30 anos atrás, os primeiros alertas sobre a escassez da água foram feitos por um estudo da ONU, mas ninguém dava importância para a improvável ameaça. Hoje em dia vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar.
Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez - vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água - . Essa uma crise sem precedentes na história da humanidade e em escala mundial, nunca houve problema semelhante. Interferência Política:
A desigualdade social e a falta de manejos e usos sustentáveis dos recursos naturais são os principais fatores que agravam o quadro de escassez de água do mundo. De acordo com números apresentados pela ONU fica claro que o controle do uso da água está diretamente relacionado com a detenção de poder. Um exemplo disso é que no Continente Africano – região onde a situação de falta d'água já atinge índices críticos de disponibilidade – a média