Água
113
Padrões de produção e consumo
Recicloteca da COMLURB - Gávea
INDICADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
127
• ÁGUA
ATMOSFERA
• SOLO
• BIODIVERSIDADE
2.17
Consumo de água
O que significa? É estimativa do volume médio diário de água consumido por habitante. Qual é a sua importância? O consumo de água depende da disponibilidade e do custo desse recurso para a população, do clima e dos hábitos locais. Depende também, da qualidade do sistema de abastecimento existente na cidade. O principal objetivo do indicador é revelar o padrão de consumo de água. Outro fator a considerar na avaliação do consumo da água são as perdas na rede de distribuição para o uso no abastecimento urbano, pois influirão consideravelmente no preço final. Como foi calculado? Os dados utilizados foram o volume de água consumido por todos os usuários, compreendendo o volume micromedido, o volume estimado para as ligações desprovidas de aparelho de medição (hidrômetro) e o volume de água tratada exportado do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento-SNIS do Ministério das Cidades e o total da população vivendo em domicílios particulares permanentes ligados à rede geral de água.
Tabela 45 - Estimativa da população residente com acesso à rede geral de água, volume de água consumido e consumo per capita - Município do Rio de Janeiro 2000-2003.
Fonte : Ministério das Cidades - Sistema Nacional de Informações de Saneamento (dados disponibilizados pela CEDAE). Extraído de http://www.snis.gov.br em 16/06/2004 e IBGE - Censo Demográfico de 2000 (1) - A estimativa teve como base o percentual de população com acesso à rede geral de água no ano de 2000 e a projeção de população para o período de 2001 a 2003.
128
INDICADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Gráfico 24 - Volume de água diário consumido per capita - Município do Rio de Janeiro 2000–2003.
Consumo de água per capita (m 3/