Água Virtual
Grupo 4 – 2ºC
RECURSOS HÍDRICOS: ÁGUA VIRTUAL
Carapicuíba
2015
Grupo 4 - 2ºC
Lucas Santos
Marcos Lopes
Thiago Oliveira
Bruno Estevão
Jefferson Lima
Mikael Delmontier
Trabalho Parte Escrita apresentado à Escola Estadual Jorge Julian como exigência parcial para obtenção da Nota Máxima no Primeiro Bimestre em Matemática.
Orientador: Prof. Alessandro
Carapicuíba
2015
Dedico este trabalho aos integrantes do Grupo 4 por todo o incentivo e ajuda para que este trabalho fosse possível.
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao meu grupo por ajudarem no recolhimento das informações necessárias para tornar este trabalho possível, e aos professores: Alessandro e Cássia, Matemática e Física respectivamente, pelo conhecimento transmitido.
“Feito é melhor do que Perfeito”
(Susan Garrett)
RESUMO
A Água Virtual representa o gasto deste bem tão precioso de forma oculta, como por exemplo a quantidade de água utilizada para produzir algo material como uma calça jeans, um bem material, ou até mesmo um alimento. O objetivo central deste trabalho é o de vos transmitir um conhecimento a mais de como a água é gasta tanto de forma direta quanto indireta em casa, que é o caso da Água Virtual, e a quantidade de água que é realmente gasta por mês, considerando que todas as coisas que forem compradas, vindas ou não de indústrias, gastam água de certa forma. O cálculo para se chegar ao consumo da água virtual é de certo modo muito simples de se realizar, a ponto de qualquer pessoa que tiver curiosidade em casa pode fazer, segundo a organização internacional Water Footprint, a pegada de água de um produto ou serviço é a soma dos volumes de água doce consumidos e/ou poluídos ao longo de sua cadeia de produção. Graças a esse cálculo de Água Virtual, criado no ano de 1993 pelo Professor A. J. Alan, a ONU (Organização das Nações Unidas) estimou que até 2025