ÁGUA VIRTUAL
Instituto Analice
Nome: Luis Filipe / Hégon Nykolas
Turma: 1011
Professora: Renata
O QUE É ÁGUA VIRTUAL?
As preocupações crescentes de água e problemas levaram ao desenvolvimento de novos conceitos. Uma tal ideia é conceito "água virtual". Isto é considerado como um dos metodologia poupança de água na produção do produto. Refere-se, no contexto do comércio, para a água usada na produção de um bem ou serviço. Hoekstra e Chapagain ter definido o conteúdo de água virtual de um produto como o "volume de água doce utilizado para produzir o produto, medido no local em que o produto foi realmente produzido." Refere-se à soma de a utilização de água nas diferentes etapas da cadeia de produção.
Professor John Anthony Allan do Kings College London e da Escola de Estudos Orientais e Africanos criaram este conceito, que mede o quanto a água é incorporado na produção e comercialização de produtos alimentares e de consumo.
O comércio de água virtual refere-se à ideia de que, quando os bens e serviços são trocados, assim é água virtual. Quando um país importa uma tonelada de trigo em vez de produzi-lo internamente, ele economiza cerca de 1.300 metros cúbicos de água indígena real. Se este país está com escassez de água, essa água "salva" pode ser usado em relação a outros fins. Se o país de exportação é escassez de água, no entanto, que exportou 1,300 metro cúbico de água virtual desde a verdadeira água usada para cultivar trigo deixará de estar disponível para outros fins.
É a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. Ela está embutida no produto, não apenas no sentido visível, físico, mas também no sentido "virtual", considerando a água necessária aos processos produtivos. É uma medida indireta dos recursos hídricos consumidos por um bem.
Água Virtual e a importância da escassez
Estudiosos preveem que em breve a água será principal causa de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do