Água - uso racional
As constantes estiagens que ocorrem na região evidenciam a fragilidade do sistema de abastecimento, que se traduzem prejuízos significativos para a sociedade, em decorrência do aumento dos custos de captação, transporte e tratamento da água para a manutenção da produção, ocasionando desde a perda da eficiência produtiva até a redução e a paralisação das atividades agropecuárias.
Devido ao grande número de telhados de aviários, pocilgas e outras construções nas propriedades rurais, que constituem excelentes fontes de captação de água a custo baixo, uma das alternativas para o suprimento das demandas de água é através da construção de cisternas.
CISTERNA MODELO CORONEL FREITAS*
O QUE É UMA CISTERNA?
É um reservatório de baixo custo, para captação e armazenamento da água da chuva que escorre de telhados de aviários, pocilgas e construções rurais, servindo também de depósito para fontes protegidas. Para que a água da chuva permaneça em bom estado de conservação, a cisterna deve ser feita de forma que fique bem fechada, sem entrada de luz, se possível subterrânea diminuindo assim a temperatura da água e conseqüentemente retardando a ação das bactérias e o aparecimento de algas.
PORQUE CONSTRUIR CISTERNAS?
Durante as últimas estiagens ocorridas verificou-se que existe uma grande carência de água em nosso município e também na região, tanto em quantidade quanto em qualidade, devido ao elevado consumo animal (bovino, aves, suínos)