água fonte de vida
CLIENTELA ENVOLVIDA: Alunos do 5º ao 9ºAno do ensino fundamental, e professores, Coordenadora.
RECURSOS HUMANOS: Alunos, professores do CMEI e professor coordenador, professores de Artes, Ed. Física, F. M. Hist.
RECURSOS MATERIAIS: balões, bolas, som,
JUSTIFICATIVA
Os brinquedos de hoje não exigem tanto o imaginário das crianças. Elas se fecham em seu mundo eletrônico e se acomodam para brincar, pois, os brinquedos não exigem deles maiores esforços, criatividade e gosto pelo brincar. Exigem por outro lado competição, o que está interferindo no comportamento da maioria das crianças. Elas estão se tornando agitadas, agressivas e competidoras.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons, e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção e a imaginação. Amadurecem algumas capacidades de socialização, por meio da interação, da utilização e experimentação de regras e papeis sociais.
Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar pode ser outro. Brincar é assim, um espaço no qual se pode observar a coordenação das experiências prévias das crianças é com esse objetivo que a escola municipal Maria das Graças desenvolve o projeto Resgate Cultural através de brincadeiras.
Objetivo geral
Valorizar o gosto pelo brincar;
Visamos promover a socialização e interação afetiva entre as crianças, bem como incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima;