Água deionizada a partir do esgoto tratado por sistema de dessalinização.
Resenha
Levando em consideração o aproveitamento de efluentes tratados para solucionar a escassez de água doce em várias partes do mundo, como alternativa para o reuso da água, há o exemplo da Evides-Águas Industriais, 2ª maior empresa de abastecimento de água da Holanda, que utiliza como fonte alternativa de água,o esgoto doméstico de uma estação de tratamento para produzir água deionizada para a Dow Chemical em Terneuzen, na Holanda.
A água na saída da estação de tratamento de esgoto era anteriormente introduzida no Mar do Norte. O processo utilizado para dessalinização da água do mar (por microfiltração e osmose inversa) foi ajustado para fazer a dessalinização do esgoto tratado atingindo vazões maiores pela baixa quantidade de sais presente, exigindo pressão osmótica menor do que para dessalinização da água do mar. Em 2006, a Dow Chemical foi abastecida, de forma confiável, com 250m3/h de água deionizada
Em 2010, o sistema de microfiltração planejado para pré-filtração da água do mar, nos seus módulos de fibra oca ocorria a formação de incrustações e o consequente entupimento na nova aplicação. Então houve a proposta da Evides para a implantação de outro método para reuso da água é o Sistema MBR – biorreator com tecnologia NoritAirLift, com capacidade de tratar 400m3/h e uma capacidade de pico de 600m3/h do esgoto gerado na estação de tratamento municipal. Desta forma o efluente é bombeado até a fábrica da Dow e tratado no sistema de osmose reversa. Essas águas poderão ser usadas como água de processo, resfriamento ou água deionizada.