leticiab

2407 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

O trabalho abordará aspectos diversos do Estado Chinês, incluindo sua formação como Estado soberano, peculiaridades, pontos turísticos, forma e sistema de governo, regime adotado e comprometimento democrático. Além disso, haverá a descrição dos seus comitês e a função que cada um exerce. O objetivo maior deste trabalho é a análise do grau democrático do país em questão, analisando os pontos responsáveis por definir tal aspecto.

A República Popular da China

“A China é um dos berços da civilização humana. No sudoeste do país foram encontrados fósseis de hominídeos datados 1,7 milhão de anos. [...] A invenção da escrita chinesa coincide com a formação de sua primeira sociedade estatal, a dinastia Xia, entre os séculos XXI e XVI a.C., isto é, há mais de quatro mil e duzentos anos. As técnicas de fundição de bronze e ferro, a produção de utensílios de cerâmica branca e esmaltada, a fabricação de tecidos de seda e a construção de carros de combate, com rodas e puxados por cavalos, são da época da dinastia Shang, de três mil anos atrás.” (POMAR, Wladimir. A Revolução Chinesa. São Paulo: Editora UNESP, 2003. 177 p.)
No entanto, antes de ser fundada a primeira dinastia, a Qin, a China existiu sem a presença de um soberano, e os estados componentes de seu território viviam em constate conflito pela dominação. O período inicial da história chinesa é basicamente uma sucessão de dinastias. Foi em uma dinastia, a dos Qin, que se iniciou a construção da muralha da China e de outras grandes obras da engenharia chinesa, que serão citadas posteriormente.
Um longo período vivido pelos chineses foi o de transição do sistema escravista para o feudal. Na visão de exposta por Wladimir Pomar, em sua obre A Revolução Chinesa (p. 16), essa transição mostra que a China permaneceu um mosaico de regiões dominadas por senhores de guerra, proprietários rurais com exércitos próprios, lutando entre si pelo predomínio nacional. E que a

Relacionados