Ágora do mundo contemporânea
Negócios
COLUNA
MKT MAX
CLÁUDIA REBOUÇAS - mkt@diariodonordeste.com.br
12.12.2011
Historicamente pode-se dizer que a propaganda e o jornalismo nasceram no mesmo lugar.
Na Ágora da antiga Grécia, praça principal onde o povo se reunia para negociar e discutir política e contar boatos. No mercado popular as qualidades dos produtos eram por demais exaltadas, e quem sabe dai se originou a publicidade.
Ao longo do tempo a divulgação noticiosa e comercial sofreu diversas influências graças às técnicas inovadoras que incluem Gutemberg e revoluções industriais até chegar a representar uma globalização na informação e divulgação, na ´ágora virtual´ da internet.
As notícias e a publicidade atravessaram séculos e chegaram até os dias de hoje com melhores técnicas e mídias de divulgação.
Atualmente, os grandes conglomerados empresariais enxergam o mundo como um mercado único e igual para seus produtos. Simultaneamente, marcas e produtos desejam se identificar com o consumidor e influenciá-lo com uma divulgação mais pessoal e segmentada. No entanto, a grande fragmentação da audiência divide-se entre dezenas de segmentos com desejos e expectativas diferentes entre si.
No universo pessoal a internet é o canal atual que o consumidor é alcançado de forma direta. Este consumidor interativo influencia a composição dos produtos e serviços inserindo suas opiniões, sugestões, invertendo papeis, ou melhor, atuando como protagonista no relacionamento com as empresas.
A nova ordem contemporânea exige maior eficiência, pesquisas de mercado, análises, planejamentos que requerem muito mais queima de energia e neurônios.
Nas campanhas abrangentes, os planejamentos de mídia permeiam desde veículos de massa, promoção de ponto de venda, eventos, o merchandising, as ações de marketing direto, relações públicas, assessorias e em novas mídias digitais como no cenário da internet e smartphones.
Acima de tudo, não adianta mais esperar que o