África
O império Axumita teve importância definitiva no comércio entre o ImpérioRomano e o subcontinente indiano, servido de “ponte” para a troca de produtos entre o ocidente e o oriente. Prova da importância deste antigo reino africano é atestado pela cunhagem de inúmeras moedasde ouro e prata.
Axum chegará ao fim devido à expansão muçulmana e a pressão de reinos vizinhos. A população do Império foi forçada a se isolar no interior de seu território, causando consequentedeclínio de sua cultura e comércio, apagando aos poucos os traços desta distinta sociedade. O Império Axumita seria sucedido pelo Estado constituído pela dinastia Zagwe, que floresceu por volta doséculo XI.
Gana:
Gana foi um dos maiores impérios formados no continente africano que se desenvolveu para fora das regiões litorâneas ou da África muçulmana. Sua área correspondia às atuaisregiões de Mali e da Mauritânia, fazendo divisa com o imenso deserto do Saara. Desde já, percebemos a instigante história de um reino que prosperou mesmo não possuindo saídas para o mar e estandopróximo a uma região considerada economicamente inviável.
Entre essas populações se destacavam os soniquês, que ocupavam uma região próxima às margens dos rios Senegal e Níger.
Sua organizaçãopolítica é motivo de controvérsia entre os historiadores que estudam o assunto. Mesmo possuindo um amplo território e uma organização política típica dos governos