Handebol
OFENSIVOS NO
HANDEBOL
GECIKA NUNES DE MORAIS
SISTEMAS OFENSIVOS NO
HANDEBOL
Como principais formas de se atacar em um jogo de Handebol, podemos citar:
Ataque em circulação: neste sistema de ataque os jogadores precisam manter-se em movimento o tempo todo, e precisam também mudar o posicionamento em quadra.
Ataque posicionado: no ataque posicionado todos os jogadores possuem posição fixa em quadra, sendo que apenas a bola é quem circula entre eles.
SISTEMAS OFENSIVOS NO
HANDEBOL
Ataque combinado: este sistema é uma mistura dos dois antes mencionados, pois há jogadores que ocupam posições fixas em quadra enquanto outros trocam de posição e se movimentam em quadra. O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes.
No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs. SISTEMAS OFENSIVOS NO
HANDEBOL
Os outros sistemas ofensivos do handebol serão explicados mais detalhadamente a seguir.
Sistema Ofensivo 6:0:
Neste sistema existem seis jogadores que se posicionam a frente da área do tiro livre, sempre na intenção de ocupar toda a frente da área.
Há bastante troca de passes por parte dos jogadores neste sistema. E é por meio dessas trocas de passe que os mesmos tentam penetrar na defesa adversária, portanto, em boas condições de arriscar arremesso de curta distância ou então arriscam arremessos de média e longa distância – caso não consigam entrar na defesa adversária.
SISTEMAS OFENSIVOS NO
HANDEBOL
Este sistema ofensivo é o mais fácil e simples dentre os praticados no jogo de Handebol. Neste sistema não há a presença de pivô, portanto não se trabalha com infiltrações. Por outro lado as jogadas são originadas e finalizadas fora da área de tiro livre, por esta razão os
arremessos