África
A história da África tem se caracterizado por um extenso debate acerca de fontes, interpretações e posicionamentos sobre sua importância. Comente duas ou mais dessas características, presentes em cada um dos textos de Hernandez e M’Bokolo, ressaltando aproximação e distanciamento entre os autores. Trajano, Oliva e Oriá também podem ser citados para complementação de argumentos, caso interesse do autor da dissertação.
Cametá – PA
2014
O presente trabalho vem tratar da temática África e as diversas visões e invenções ocidentais, a visão disturbada que ao longo do tempo a sociedade criou, por meio de teorias de filósofos importantes, como Hegel, a própria mídia e outros meios, e isso criou um olhar equivocado sobre a África, e as pesquisas que já foram e vem sendo realizadas contradizendo esse senso comum ocidental e mostrando a importância e os vários aspectos e características desse continente.
A partir disso, pensasse porque estudar África? Para Wilson Trajano filho, que é Professor de Etnologia Africana na Universidade de Brasília ““É extremamente importante o estudo da História da África no Brasil. Conhecer o nosso passado, que tem uma vertente no passado africano, é compreender bem o nosso presente.” O entendimento mais comumente dado a esta afirmação pressupõe a existência de uma continuidade direta entre certas facetas da vida social no Brasil de hoje com certos aspectos da vida social no passado africano. O Brasil dependeu durante séculos da mão de obra escrava dos milhões de africanos que os negreiros brasileiros e portugueses capturavam em violentas raziais na costa africana. Assim como vieram os escravos, vieram também os costumes e crenças que então existiam em África. E assim como eles se reproduziram fisicamente e em terras brasileiras, também se perpetuou aqui o seu modo de vida. Daí a continuidade entre o passado africano e o presente brasileiro. ” (TRAJANO FILHO, Wilson. “