África
Como a própria história diz, durante o período de neocolonialismo, vários negros foram tirados de suas terras e mandados, como escravos para diversos países, e no caso do Brasil isso teve um impacto muito grande, muitos dos que vieram para o Brasil mantiveram suas características religiosas, sociais, o que contribuiu muito para que anos mais tarde boa da cultura brasileira tenha sido moldada pelos povos africanos.
O vídeo mostra de forma brilhante, toda a influência do continente africano em toda a estrutura social brasileira, partindo desde religião até a própria maneira de se falar português. Também mostra as origens de diversos cultos religiosos no Brasil, apresentando a relação entre esses cultos e os africanos que foram trazidos para o Brasil. A força da tradição africana vem da consciência de que a áfrica é um continente com muita história, muito antes da chegada dos europeus, no continente africano haviam muitos reinos, como por exemplo, o reino do Congo, Benim, Zimbábue, Ióió, etc.
Em lugares como Benim, a tradição convive com a modernidade, no Benim e na Nigéria encontram-se as principais raízes dos contos religiosos afro-brasileiros. O Candomblé da Bahia, o Xangú pernambucano e o Tambor de Mina no maranhão, possuem fortes vínculos de origem com as crenças religiosas dos povos de língua Iorubá e Fon. A religião dos orixás esta ligada a noção de família, o orixá seria um ancestral divinizado.
Outra importante religião africana é o Vodu, que é uma religião que prega o coletivo e não o indivíduo, o vodum é uma espécie de anjo da guarda da comunidade seja ela uma família, aldeia ou reino. A religião dos Orixás possui muitas semelhanças com o Vodu, como por exemplo, em suas divindades, Légba divindade vodu que corresponde ao Exú na religião dos orixás, não se limitando a divindades também compartilham do uso dos mesmos objetos para rituais, como por exemplo, o machado duplo de Xangô.
Outro ponto importante a ser