África
Nome:
Isso é a África!
30 milhões de Km2 (1/4 das terras emersas do globo). Relevo suave, um deserto tão grande quanto o Brasil – 8 milhões de Km2,, relativamente poucos rios, calor insuportável, areias intransitáveis, seca, florestas impenetráveis, rios cheios de corredeiras: tudo isso é a África!
De toda a flora (vegetação) africana, a savana é a mais característica: grandes extensões de terra com capões de árvores e arbustos menores. Na estação das chuvas, o crescimento da vegetação é extremamente acelerado.
A África abriga também muitas plantas únicas como o baobá, grande árvore, com sua madeira mole e esponjosa cujo o tronco pode chegar a 10 metros de diâmetro e 30 de circunferência.
A Welwitschia Mirabilis, com suas duas únicas folhas pode viver de 400 a 1500 anos.
A África é uma grande “mesa”, constituída por um imenso planalto, sem grandes cadeias como os Andes ou o Himalaia.
Seu pico mais alto é o Kilimanjaro, vulcão já sem atividade, com 5.895m e suas neves eternas,
Na àfrica, vários rios correm para o interios, formando bacias fechadas, como o lago Chade.
O maior rio é o Nilo.
O Vale Rift é formado por uma “falha geológica” antiga, grandes rachaduras, cujas fossas, encheram-se formando profundos lagos, como o Vitória e o Tanganica.
Animais da África
A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem 45 espécies de primatas, incluído chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores como leões chitas, hienas, chacais, leopardos, cães selvagens e raposas. Grandes e característicos mamíferos como o elefante o hipopótamo, o rinoceronte e a girafa vivem na África. Muitas outras espécies de herbívoros, aves, peixes e répteis compõe o rico e valoroso ecossistema africano. A falta de respeito e de cuidado com os animais fez com que muitas espécies entrassem em extinção, mas cada vez mais tem aumentado os esforços para a proteção da fauna africana.